Iluminação Sustentável

Post

Comentários   |   News

abc

Sala c/ Iluminação Natural

O projeto de iluminação no contexto da sustentabilidade deve buscar, antes de tudo, a integração entre luz natural e artificial, com o objetivo de se alcançar edificações energeticamente eficientes. O planejamento dessa integração deve avaliar o balanço da carga térmica nos espaços, com o controle do ofuscamento e com a adequação às variações da disponibilidade de luz natural nos diversos horários do dia e épocas do ano.

A pertinência do uso da iluminação natural se baseia, principalmente, na necessidade básica do ser humano de ter uma ligação com a luz do Sol, fonte primária de energia e geradora de vida. A luz natural proporciona inúmeros benefícios aos seres humanos e tem sido associada à satisfação e ao bem-estar dos usuários, influenciando o seu estado mental, os aspectos psicológicos e psicoemocionais e a saúde como um todo. Estas influências da luz podem resultar em aumento da produtividade em ambientes de trabalho, no bom desempenho dos alunos nas escolas e na redução do consumo de energia.

 Portanto, devido a estas qualidades e ao grande potencial de economia de energia proporcionado por seu correto aproveitamento, a luz natural deve ser utilizada como estratégia na busca pela sustentabilidade das edificações.

Deixe um comentário